segunda-feira, 28 de junho de 2010

PSDB Formaliza Apoio ao Candidato pelo PSB Ricardo Coutinho

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Paraíba formalizou apoio ao candidato pelo PSB, Ricardo Coutinho, ao Governo do Estado nas eleições de outubro. A decisão aconteceu no final da tarde deste domingo (27), durante Convenção Estadual da Legenda, realizada no clube da AABB, em Campina Grande.

A Convenção homologou ainda o nome do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, como candidato da legenda ao Senado, além dos tucanos candidatos a deputado estudual e federal. O evento contou com a presença do pré-candidato a reeleição no Senado, Efraim Morais, que é o presidente estadual do DEM, e de várias lideranças políticas de todo o Estado.

Ricardo Coutinho esteve presente ao evento e agradeceu o apoio dos integrantes do PSDB e disse que a aliança entre tucanos e socialistas vem acontecendo em oito estados brasileiros, a exemplo do Paraná, Minas Gerais e Alagoas. “Nos unimos para derrotar o atraso e construir um novo futuro para a Paraíba”, afirmou.

O pré-candidato ao Governo comparou ainda as eleições de outubro a um campeonato de futebol, mas, para ele, até agora é como se apenas o atual governador estivesse na disputa. “Nossa seleção está apenas no aquecimento. Mas, a partir do dia 3 de outubro o jogo vai ficar zerado e nós vamos entrar em campo para dar início a grande vitória pelo desenvolvimento da Paraíba”, frisou.

Cássio Cunha Lima também exaltou a importância da aliança entre o PSDB e o PSB. Segundo ele, essa parceria é necessária não apenas para fazer com que a Paraíba volte a desenvolver, mas para que o Estado vá além e dê um salto de crescimento. “Não temos dúvidas que Ricardo Coutinho é o melhor para a Paraíba. Nossa decisão é a melhor para o nosso Estado”, comentou.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bolsa Universitaria poderá ser criada por Ricardo quando eleito.

Levar a experiência do Bolsa Universitária de João Pessoa para toda a Paraíba. Esta foi uma das propostas apresentadas pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), na noite de quinta-feira (18.06), durante palestra concedida a mais de 3,5 mil jovens. Ricardo foi um dos palestrantes do Seminário Juventude e Cidadania, promovido pela Agência Mandalla no ginásio do Sindicato dos Bancários, na Capital.
Ricardo Coutinho falou da experiência pioneira criada pela Prefeitura de João Pessoa, destinada a jovens carentes que ingressaram no ensino superior. “Muitas vezes o jovem luta para entrar em uma faculdade e, mesmo estudando em universidade pública ou mesmo inserido no ProUni, não consegue se manter no curso e é obrigado abandonar os estudos”, comentou.
Foi pensando nisso que durante sua gestão como prefeito da Capital paraibana, Ricardo criou o Bolsa Universitária, que concede bolsas a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de nível superior, pública ou privada, que estejam inseridos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal. O programa funciona para efeito de auxílio nas despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário.
O objetivo é auxiliar os estudantes carentes que, muitas vezes, necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos. Assim, o programa representa uma ajuda de custo para despesas, como livros, xerox e passagens. “Penso que essa experiência deve ser espandida para todo o Estado”, defendeu.
Espaços de lazer
Para melhorar a qualidade de vida dos jovens com inclusão social, Ricardo Coutinho propôs ainda a expansão dos espaços de lazer e cultura, com a recuperção e criação de praças públicas, de anfiteatros e locais para a prática de esportes, como quadras poliesportivas, pistas de skate e ciclovias.
“A Paraíba precisa ter mais espaços de convivência para o encontro dos jovens. Locais que farão com que suas diferenças se tornem convergentes e assim, poderemos criar cidadãos mais saudáveis, solidários e com respeito ao próximo”, comentou.
Escolas Técnicas
Outra medida defendida pelo socialista é a criação de Escolas Técnicas Estaduais. Ricardo Coutinho acredita que o Governo precisa levar o ensino profissionalizante para todas as regiões do Estado, qualificando os jovens para o mercado de trabalho.
“A juventude precisa ter direito de ter uma profissão estabelecida. O mercado de trabalho precisa abrir suas portas para os filhos e as filhas do povo”, ressaltou.

Ricardo Coutinho prrpôs que no seu governo teria uma melhor política de desenvolvimento do turismo no Estado

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, propôs a elaboração de uma Política Estadual para o Desenvolvimento do Turismo, criada em parceria com o setor e baseada no estabelecimento de metas. “É preciso que o poder público e o setor produtivo deixem de pensar em uma política de governo e trate a questão do turismo como uma política de estado, extrapolando o universo eleitoral”, defendeu. Ricardo Coutinho participou de debate com representantes do trade turístico do Estado na noite desta quarta-feira (16), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB). Entre as ações do Plano de Turismo, Ricardo defendeu a qualificação do setor; investimentos em infraestrutura; melhoria nas ações de marketing e divulgação; valorização da cultura regional e das particularidades do Estado. Na área de infraestrutura, o pré-candidato falou da importância de investir na melhoria de acesso e das condições de visitação e divulgação de destinos turísticos, a exemplo do Parque dos Dinossauros, em Sousa; do Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras; das pinturas rupestres de Ingá, além do praias do Litoral. Neste último ele propôs que seja feita a integração dos municípios costeiros, lingando o Litoral Norte e o Litoral do Sul do Estado. “Precisamos construir uma via Litorânea Norte que, inclusive, facilite o acesso das praias daquela região com o Rio Grande do Norte. Esta é uma comunicação que nos interessa. Como também nos interessa melhorar o acesso das nossas praias do Litoral Sul com Pernambuco. Precisamos investir em infraestrutura. Não é possível que os municípios litorâneos com o pontencial turístico que têm continuem da forma que estão, sem estradas, sem saneamento básico, sem coleta de lixo adequada, entre outros problemas”, pontuou. “Embaixadas” – Além do fortalecimento das ações internas, Ricardo Coutinho também falou da necessidade de fortalecer as ações fora do Estado, com realização de campanhas de marketing e divulgação que projetem a Paraíba como destino turístico competitivo. Uma dessas iniciativas seria a criação de espécies de “embaixadas turísticas”, situadas em Estados estratégicos. “Esses espaços funcionariam como porta de entrada de turistas e também como propagadores da cultura paraibana”, defendeu. Questionado sobre como o Estado iria investir em tais ações, o socialista disse que os recursos do tesouro estadual precisam ser melhor direcionados e, para isso, o Governo precisa elencar prioridades. “Os recursos vão existir na medida que forem eleitas prioridades. Os recursos que não forem utilizados para desenvolver a Paraíba precisam ter um novo direcionamento”, frisou.
© 2008 Direitos reservados Eventu´s