O governador Cássio Cunha Lima (Paraíba) será recebido, nesta quarta-feira, por quatro ministros em Brasília. Entre as 10h00 e 17h00, Cássio manterá audiências com Dilma Rousseff, Patrus Ananias, Luiz Eduardo Barreto Filho e Altemir Gregolin.
Em sua primeira audiência na Esplanada dos Ministérios, com Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, às 10h00, o governador paraibano voltará a tratar da questão da crise no abastecimento que atinge o Programa do Leite. Nos últimos meses, o mercado passou a pagar um valor superior ao praticado no programa e os produtores passaram a fornecer aos que ofereciam preço mais competitivo.
Uma alternativa apresentada por Cássio é de que o Governo do Estado, até dezembro deste ano, assuma a diferença a mais para se pagar ao pequeno produtor um valor reajustado pelo preço do leite de vaca e de cabra. Na ponta do lápis, serão recursos superiores a meio milhão de reais. A partir de janeiro, o governo federal - já com recursos previstos em orçamento - o ministério passaria a repassar o equivalente a 80% dos custos do programa, ficando o Estado com 20%.
Turismo, porto e PAC
A audiência seguinte, agendada para as 12h00, é com o ministro Luiz Eduardo Barreto Filho, do Turismo. Entre outras questões, Cássio Cunha Lima tratará da liberação de recursos para o Estado em 2009, principalmente na forma de parceria, no sentido de dar maior visibilidade à João Pessoa e outras cidades paraibanas como destino turístico.
Às 14h30, o governador será recebido pelo ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial da Agricultura e Pesca. Na pauta, os investimentos já acertados no Porto de Cabedelo, principalmente para ampliação da capacidade de receber navios de grande porte e no projeto de um terminal pesqueiro.
Encerrando a agenda de audiências na Esplanada dos Ministérios, o governador Cássio será recebido pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. Com ela, mais uma vez, tratará da liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao mesmo tempo em que apresentará relatório sobre o bom desempenho da Paraíba na aplicação dos recursos em parceria em vários projetos de infra-estrutura no Estado.
A volta do governador para a Paraíba está prevista para a manhã desta quinta-feira.